Nome Completo: Caio José H L de Oliveira
Naturalidade: Brasileiro
Natural de: Alto Araguaia-MT
Tecnologias que utilizo: Delphi, Javascript, Ajax, XML, XSL, Firebird, Apache, Aptana, IBExpert, Open Office, Brazip, Core FTP, Skype, Firefox, Thunderbird, Jedi, WordPress, phpBB3, entre outras…

Profissão: Desenvolvedor Autodidata de Sistemas Aplicativos para Empresas e Profissionais Liberais. Quando não estou desenvolvendo, passo a maior parte do tempo com minha familia e minha motoca (não perco a reunião do clube de motociclismo na quarta-feira à noite por nada!).

Minha História:
Minha experiência com computadores começou na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1984 quando tive acesso pela primeira vez à um CPD (na época ainda era como ver o “elefante branco”). cursava Engenharia Elétrica; foi como levar um choque!. Já era fascinado por computadores mas tinha tido muito pouco acesso à eles.

Foi paixão à primeira vista e, a partir daí eu conciliava meus estudos com as constantes visitas ao CPD onde o tutor (amigo Schmaltz e professor do velho BASIC) nos mostrava as infinitas possibilidades. Não demorou muito tempo eu já passava mais horas no CPD do que nas aulas de engenharia; foi quando consegui o primeiro emprego como programador; isso no início de 1985 (para variar, indicação do amigo Schmaltz).

Na verdade eu “arranhava” como programador; mas como dizem por ai “em terra de cego quem tem um olho é Rei”; bom, na época, as Empresas comprando o seu primeiro e único computador (nada de rede ainda), programador era “peça raríssima!”. Mas, se engana quem ainda acha que se ganhava bem por causa disso (nem hoje!); as Empresas ainda não dependiam do software e, nós queríamos tanto ter acesso aos novos computadores que faríamos o serviço até “de graça!” (rsrsrs).

Foi meu único emprego de carteira assinada. Eu gostava muito do pessoal de lá e a recíproca era verdadeira. afinal coloquei aquela “máquina estranha” prá trabalhar de verdade para a Empresa; fazendo alguns controles simples mais eficientes para a época. Ali adquiri a muita experiência praticando e observando as necessidades da Empresa.

Quando surgiu o MSX Expert da Gradiente, aquele “maquininha” era um sonho para qualquer programador; eu tinha ganho um carro dos meus pais, logo que entrei para a faculdade (um carro usado, mas, era meu e me foi dado com muito carinho!) e, não pensei duas vezes: vendi o carro e comprei o MSX mais uma impressora e um AR Condicionado é claro!; para poder passar várias horas (ou dias) no quarto sem me preocupar com o “calor escaldante!” de Cuiabá (40º em média). Não usei profissionalmente os recursos desse computador, mas, aprendi muito de programação com ele!.

Infelizmente o curso de engenharia ficou para segundo plano depois terceiro; até que desisti de continuar, visto que não havia mais nenhuma chance de me dedicar à essa profissão. Como na época, cursos de computação simplesmente não existiam por aqui e, eu não tinha dinheiro para me aventurar em outras regiões, trabalhei com o que tinha (nem Internet; imagina isso!). Rsrsrs.

Trabalhei como profissional liberal durante os próximas anos, estudando muito, aprendendo ler manuais em Inglês (não havia nada em português!); foi quando em Fevereiro de 1991 montei a minha Empresa; a CAIO Sistemas, aproveitando que meu nome ja era reconhecido. Empresa da qual faço parte até hoje.

E, como nesse ramo de atividade nada é estático, ao contrário!. Ainda estudando muito e programando muito!. Mas, não deixo de dar minhas voltas de moto nos fins de semana. Ei, não é que você teve paciência de ler até aqui ?!. Espero que possa tirar algum proveito das informações contidas nesse site.

Caio Oliveira

Nenhum Comentário