O XML Mapper é um programa fornecido juntamente com a sua distribuição do DELPHI 6-7 em diante!. É um recurso pouco documentado, mas muito útil para quem trabalha com arquivos XML no Delphi e, na era da Nota Fiscal Eletrônica quem não entende XML pode estar em apuros nesse momento. Vou demonstrar aqui como usá-lo para facilitar o seu dia a dia com os XMLs que vêm por aí!.

O que é o “XML mapper”?
Esse programa lhe permite ler e criar um “XML transformer” (XML Transformador) de um arquivo XML padrão W3C para um XML no formato Datapacket (usado pelo ClientDataSet); ou seja, com ele vc cria automáticamente um arquivo de transformação de qualquer XML para abrir os dados na sua aplicação usando o ClientDataSet.

Fácil de manusear?
Muito simples; em três cliques do mouse vc. vai ver o seu arquivo XML na tela em formato DataSet!. Por exemplo, um arquivo da Nota Fiscal Eletrônica. Interessante?, vamos ver agora como fazer isso logo a seguir.

Visualizando um arquivo NF-e usando o XML Mapper
Abaixo segue um passo a passo, conforme eu havia dito, apenas 03 (três) cliques do mouse. Bom, antes disso, localize o XML Mapper que fica localizado em “Iniciar\Programas\Borland Delphi x\XML Mapper”. Agora com o programa aberto execute os passos à seguir:

  1. Clique em “File Open” e localize um arquivo de uma NF-e gerado pela sua aplicação.
  2. Posicione o mouse em “infNFe” e com o botão direito escolha a opção “Select All Children”.
  3. Agora dê um clique no botão “Create and Test Transformation”.

E se tudo correu bem vc. está vendo todos os dados do cabeçalho da sua nota fiscal eletrônica. Por enquanto é isso; espero que esse pequeno artigo seja útil.

Tags: , , ,