Terminou agora há pouco a “Delphi Conference Brasil’ que foi transmitida via “live meeting” com apresentações muito interessantes; para quem não conhece e também para quem conhece mas pretende se atualizar ou e aprimorar conhecimento com novas técnicas e recursos.

  • Touch e Gestures” no Delphi (Andreano Lanusse da Embarcadero). O Delphi 2010 oferece agora suporte completo para a criação de aplicações baseadas e “toques” ou e “gestos” (aplicações estilo Iphone por exemplo).
  • “DataSnap” com exemplos (usando webservices,comparação SOAP e REST apresentado por Rodrigo Leonhardt Silva da Polishop). DataSnap com REST é uma nova tecnologia disponível no Delphi que permite acessar dados de um servidor usando JSON (JavaScript Object Notation), dispensa o uso do XML para troca de informação entre aplicações e é muito rápido e fácil de implementar no novo DataSnap do Delphi.
  • Uma apresentação do “ressuscitado” e agora muito melhor “Intraweb” e com boas perspectivas para o futuro (por Jackson Gomes da Atozed). Quem usa o Intraweb e está com idéia de refazer tudo, não deixe de conferir essa nova versão, com os novos “eventos” em AJAX ficou bem mais interessante. O Jackson nos disse que estão trabalhando numa nova versão onde estarão disponibilizando recursos para utilização de frameworks como: JQuery, YUI, Dojo, etc.
  • Boas Práticas OOP (com exemplos focados no Delphi Prism) por Adilson Jr da TDS; nessa apresentação o Adilson dá uma verdadeira aula de como trabalhar com objetos distribuídos.
  • Testes para desenvolvedor Delphi; onde o palestrante Daniel Width; deu uma visão geral dos motivos para aplicação de testes e recursos e softwares disponíveis para testes com o Delphi, exemplificando o uso do Dunit, um plugin para o Firefox algumas opções free e outras comerciais.
  • E, por ultimo, uma excelente apresentação (muito completa) de recursos do Rave Reports por Alan Glei, onde com muita paciência ele demonstrou recursos interessantes e indispensáveis para organizar e estruturar os seus relatórios com Rave;

Como sempre foi muito interessante, todas as apresentações foram bem elaboradas, e permitiu o acompanhamento por usuário iniciantes até os mais experientes (assisti junto com minha filha que está iniciando nessse vida dura!).  A Embarcadero está de parabéns pelo suporte que vem realizando para os desenvolvedores Delphi; muito material sendo disponibilizado, o que tem contribuído e vai contribuir muito para que cada vez mais nós programadores possamos tirar maior proveito desse excelente “framework” de desenvolvimento chamado Delphi.

O Andreano (quem coordenou a apresentação) disse que deve disponibilizar o material da apresentação no “edn” da Embarcadero, caso não tenha assistido às apresentações, vale a pena conferir as informações contidas ali.

(JavaScript Object Notation)

Posts Relacionados

Tags: , , , , ,



8 Comentários

You must be logged in to post a comment.