Aplicação Web + Javascript = Aptana Studio

Delphi, Dicas Blog, Ferramentas, JavaScript, Programação maio 10th, 2011

Se você desenvolve aplicações Web, em qualquer momento queira ou não, terá que desenvolver código Javascript. Com Javascript seu site ou aplicação web se transforma e ganha recursos que normalmente só conseguíamos em aplicações desktop comuns. Códigos HTML ou XHTML puros podem ser muito bem feitos, mas, sem uma “pitada” de javascript eles não conseguem oferecer uma interface realmente boa. Javascript roda em todos os browsers (alguns cuidados são necessários).

Há muito tempo atrás, em 2001, comecei a desenvolver uma nova versão da minha aplicação principal e, queria que rodasse em Linux e Windows, comecei a desenvolver em Delphi e Kilyx; não preciso dizer que não deu muito certo. Nem a Borland deu continuidade no Kilyx (esse estava muito longe de oferecer o que era prometido; embora algumas coisas funcionassem bem).

Se tivesse o conhecimento que tenho hoje naquela época teria desenvolvido em PHP (com isso não teria perdido tanto tempo).  Mas, dominava muito mais o Delphi e parti então para o velho WebBroker (na época, novo! rsrsrs). Não posso dizer que me arrependo, pois, a aplicação aconteceu e consegui realizar todas as minhas idéias; bem, quase todas, o servidor da aplicação tem que ser Windows, pois, as regras de negócio e serviços são compiladas em Delphi; mas, não importa, porque meu cliente pode trabalhar com ela em qualquer equipamento com um Firefox, Internet Explorer ou Chrome instalados.

Os clientes gostaram de ter um sistema fácil de manter e atualizar, mas, reclamavam da interface. No sistema antigo era mais prático!. A tela não precisava ser atualizada sempre…etc. Eu já sabia desses detalhes!. Mas, tinha que convencê-los que a Web era o futuro. É, agora é, certo?.

Mas, foi então que percebi que tinha que agilizar logo as novidades para a interface, mas, na época, Web 2.0 era uma promessa e, desenvolver código javascript puro, era coisa de maluco!. Bom, eu comecei a desenvolver mesmo assim.

A maior dificuldade era que não havia um editor de código javascript amigável. Trabalhei muito tempo com o “SciTe”, ao menos ele “colorizava” o código facilitando um pouco as coisas. Mas, estava longe do “code insight” do Delphi. Tomava um bom tempo “normalizar” o código.

Foi quando descobri o Aptana, o editor de códigos perfeito para javascript; contendo: colorização, code complection e até depuração de código integrados. No começo perde-se um tempo para se adaptar, mas, em seguida, fica tudo sob controle. Vida mais fácil!.

Hoje, não importa a linguagem que vou utilizar para criar meus serviços web (Delphi, .Net, Java, Ruby, etc). As aplicações cliente (a interface) sempre são construídas com código: html, xhtml, xml e  javascript. A imaginação (e o tempo é claro) se tornam o limite.

O mundo desktop, de uns anos para cá, saiu também daquela terrível plataforma cliente x servidor para se integrar à WEB; mas, ainda fico com os códigos que me permitem rodar a aplicação no navegador web, visto que não quero ter que me preocupar em instalar programas clientes em cada máquina do meu cliente novamente. Ou, pior, ter que apelar para “terminais server” ou outras caríssimas soluções. Arghhh!.

Dica: Além do javascript o Aptana permite gerenciar, muito bem, projetos: PHP, Ruby e Rails.

Tags: , ,

Consulta CEP com Webbroker e JavaScript

Código-Fonte, Delphi, JavaScript, Novidades, Sem categoria dezembro 24th, 2008

Uma das funções mais interessantes hoje em qualquer tipo de cadastro que contenha endereço postal é a busca pelo CEP, para obter o endereço, bairro, cidade e estado; muitos desenvolvedores mantém uma base de dados do CEP local (em cada cliente) para que possa ser usada pela aplicação durante a edição dos endereços no cadastro.

O “buscarcep.com.br” é um WebService de consulta de CEP gratuíto e foi usado nesse exemplo. Esse serviço pode facilitar a vida de muita gente, já que usando o serviço, não mais será necessário manter uma base de dados do CEP local (em cada cliente).

Abaixo dou um exemplo de como implementar isso em uma aplicação WEB usando Delphi Webbroker e Javascript (para dar um toque Web 2.0 na aplicação).

Clique para continuar lendo “Consulta CEP com Webbroker e JavaScript”

Tags: , , ,