Aplicação Web + Javascript = Aptana Studio

Delphi, Dicas Blog, Ferramentas, JavaScript, Programação maio 10th, 2011

Se você desenvolve aplicações Web, em qualquer momento queira ou não, terá que desenvolver código Javascript. Com Javascript seu site ou aplicação web se transforma e ganha recursos que normalmente só conseguíamos em aplicações desktop comuns. Códigos HTML ou XHTML puros podem ser muito bem feitos, mas, sem uma “pitada” de javascript eles não conseguem oferecer uma interface realmente boa. Javascript roda em todos os browsers (alguns cuidados são necessários).

Há muito tempo atrás, em 2001, comecei a desenvolver uma nova versão da minha aplicação principal e, queria que rodasse em Linux e Windows, comecei a desenvolver em Delphi e Kilyx; não preciso dizer que não deu muito certo. Nem a Borland deu continuidade no Kilyx (esse estava muito longe de oferecer o que era prometido; embora algumas coisas funcionassem bem).

Se tivesse o conhecimento que tenho hoje naquela época teria desenvolvido em PHP (com isso não teria perdido tanto tempo).  Mas, dominava muito mais o Delphi e parti então para o velho WebBroker (na época, novo! rsrsrs). Não posso dizer que me arrependo, pois, a aplicação aconteceu e consegui realizar todas as minhas idéias; bem, quase todas, o servidor da aplicação tem que ser Windows, pois, as regras de negócio e serviços são compiladas em Delphi; mas, não importa, porque meu cliente pode trabalhar com ela em qualquer equipamento com um Firefox, Internet Explorer ou Chrome instalados.

Os clientes gostaram de ter um sistema fácil de manter e atualizar, mas, reclamavam da interface. No sistema antigo era mais prático!. A tela não precisava ser atualizada sempre…etc. Eu já sabia desses detalhes!. Mas, tinha que convencê-los que a Web era o futuro. É, agora é, certo?.

Mas, foi então que percebi que tinha que agilizar logo as novidades para a interface, mas, na época, Web 2.0 era uma promessa e, desenvolver código javascript puro, era coisa de maluco!. Bom, eu comecei a desenvolver mesmo assim.

A maior dificuldade era que não havia um editor de código javascript amigável. Trabalhei muito tempo com o “SciTe”, ao menos ele “colorizava” o código facilitando um pouco as coisas. Mas, estava longe do “code insight” do Delphi. Tomava um bom tempo “normalizar” o código.

Foi quando descobri o Aptana, o editor de códigos perfeito para javascript; contendo: colorização, code complection e até depuração de código integrados. No começo perde-se um tempo para se adaptar, mas, em seguida, fica tudo sob controle. Vida mais fácil!.

Hoje, não importa a linguagem que vou utilizar para criar meus serviços web (Delphi, .Net, Java, Ruby, etc). As aplicações cliente (a interface) sempre são construídas com código: html, xhtml, xml e  javascript. A imaginação (e o tempo é claro) se tornam o limite.

O mundo desktop, de uns anos para cá, saiu também daquela terrível plataforma cliente x servidor para se integrar à WEB; mas, ainda fico com os códigos que me permitem rodar a aplicação no navegador web, visto que não quero ter que me preocupar em instalar programas clientes em cada máquina do meu cliente novamente. Ou, pior, ter que apelar para “terminais server” ou outras caríssimas soluções. Arghhh!.

Dica: Além do javascript o Aptana permite gerenciar, muito bem, projetos: PHP, Ruby e Rails.

Tags: , ,

JEDI VCS – Controle de Versões

Código-Fonte, Delphi, Dicas Blog, Ferramentas, Open Source, Programação setembro 16th, 2010

Introdução

Tenho visto que muitos colegas não usam nenhum sistema de controle de versões; uns por acharem que é muito caro, outros muito difícil de implementar. Para quem usa o Delphi, por exemplo, existem algumas opções interessantes; sem nenhum custo e de fácil implementação.

Eu diria que, se vc. nunca usou um sistema de controle de versões, não sabe quanta dor de cabeça poderia ter evitado; Lembra aquele código que vc modificou, não deu certo e, quando vc. viu já era tarde para recuperar o antigo. Ou pior, seu computador deu problema (HD pifou, foi roubado, etc), backup desatualizado e dai?.

Um sistema integrado de “Controle de Versões” resolve todos esses problemas. Vou citar aqui o “JEDI VCS” cujo projeto está disponível no “sourceforge”. É muito fácil de instalar, eu uso com o meu banco de dados preferido, o Firebird.

JEDI VCS

O JediVCS versão 4.5 é a versão estável mais recente; a 2.5 está na Beta 3. Eu instalei o Jedi há alguns anos atrás e

Clique para continuar lendo “JEDI VCS – Controle de Versões”

Tags: , , ,

DBDesigner Fork

Banco de Dados, Ferramentas, Open Source agosto 19th, 2008

Mais uma opção “open source” para modelagem de dados. O DBDesigner fork é um “fork” do fabFORCE DBDesigner 4. DBDesigner é um modelador visual para banco de dados que permite integrar entidades de relacionamento e  criação do banco de dados. O DBDesigner Fork gera scripts SQL para: Firebird, Oracle,SQL Server e MySQL.

Clique para continuar lendo “DBDesigner Fork”

Tags: ,

XML Mapper – parte I

Delphi, Ferramentas agosto 8th, 2008

xmlmapper_0.gif O XML Mapper é um programa fornecido juntamente com a sua distribuição do DELPHI 6-7 em diante!. É um recurso pouco documentado, mas muito útil para quem trabalha com arquivos XML no Delphi e, na era da Nota Fiscal Eletrônica quem não entende XML pode estar em apuros nesse momento. Vou demonstrar aqui como usá-lo para facilitar o seu dia a dia com os XMLs que vêm por aí!.

Clique para continuar lendo “XML Mapper – parte I”

Tags: , , ,

BRAZIP

Ferramentas julho 9th, 2008

Brazip 9.0Quem nunca precisou de um programa de compactação de arquivos?. O Brazip é uma solução nacional (Valorize o software nacional) muito boa; não deixa nada à desejar aos concorrentes (Winzip, 7zip, Arj, etc); e, inclusive é capaz de ler arquivos compactados por esses programas.

Clique para continuar lendo “BRAZIP”

Tags: , , ,

Firefox 3 – versão final

Ferramentas junho 17th, 2008

Hoje, conforme prometido a Mozilla disponibilizou a versão final do Firefox 3. Acesse agora mesmo a página do FireFox 3 e veja as novidades; aproveite faça o download da sua cópia e participe da conquista do recorde mundial de downloads. Clique aqui para mais informações do Firefox 3

Tags:

Core FTP Lite

Ferramentas junho 4th, 2008

Uma das ferramentas que não pode faltar no dia a dia de um programador ou Webmaster é um bom cliente FTP. Tenho usado por aqui o Core FTP Lite; que é a versão free do programa que possui a maioria dos recursos que eu necessito para essa área.

Clique para continuar lendo “Core FTP Lite”

Tags: ,

Abduction (salve páginas Web como imagem)

Ferramentas maio 14th, 2008

Recentemente estava precisando de um componente mais prático para obter “screenchots”  para documentação de um sistema WEB, até então usava o GIMP, um programa free para edição de imagens muito bom, mas para captura de tela era um pouco chato de usar). Me lembrei que o FireFox tem milhares de extensões e, não deu outra, rapidamente localizei o “Abduction” essa extensão permite salvar a página aberta do site como imagem apenas usando o botão direito do mouse sobre a página. Muito prático! e recomendo.

Clique para continuar lendo “Abduction (salve páginas Web como imagem)”

Tags: ,

Aptana Studio 1.1

Ferramentas abril 29th, 2008

Quem desenvolve hoje com Javascript (como eu), Ruby, RubyOnRails e PHP, Adobe e até para IPhone não pode deixar de conheçer essa IDE. Baseada no Eclipse, o Aptana Studio ofereçe uma interface integrada para desenvolvimento de código.

Clique para continuar lendo “Aptana Studio 1.1″

Tags: , , , , , , , , ,

phpBB

Ferramentas abril 18th, 2008

Quer montar um fórum no seu site? Faça isso em menos de uma hora com o phpBB. Eu precisava instalar um fórum para um grupo de amigos e queria um sistema fácil de instalar e tinha que ser “free”, alguns minutos na “rede” encontrei a solução.

O phpBB agora na versão 3.0 phpBB3, permite que você monte um fórum profissional, a instalação é rápida, mas para aprender configurar vai precisar de um pouco mais de tempo, devido à quantidade de opções disponíveis. Caso tenha interesse, dá uma olhada no site da “phpBB Brasil” para mais informações.

Tags: ,